Dive retoma ações do bloqueio vacinal contra a raiva no sul de SC

A segunda etapa da vacinação contra a raiva em cães e gatos da região começa na próxima segunda-feira, 10, em Gravatal, Pescaria Brava e Capivari de Baixo. O trabalho será feito novamente de casa em casa em um raio de cinco quilômetros a partir do local onde o caso de raiva humana foi registrado. “Vai ser trabalhada a mesma área que foi trabalhada na primeira fase, só que agora é uma segunda dose da vacina que vai ser feita em todos cães e gatos da área, além claro de buscar aqueles que não receberam a primeira dose de vacina”, explica João Fuck, gerente de controle de zoonoses da Dive, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

A ação é realizada pela Dive em parceria com os municípios e instituições locais. Nesta quinta-feira, o grupo estará reunido para planejar a segunda etapa da vacinação. Por isso é importante que os donos de cães e gatos que não foram vacinados, participem agora.

Sobre a primeira etapa de vacinação na região

A vacinação é a forma mais eficaz de proteção contra a doença. Após 38 anos sem registrar casos de raiva humana no Estado, a Dive confirmou no início de maio um óbito de uma paciente de 58 anos, residente em área rural do município de Gravatal, por conta da doença.

A primeira etapa do trabalho, começou ainda no início de maio e foi responsável por vacinar pouco mais de 3 mil e 873 contra a raiva. Essa segunda etapa conclui o bloqueio de foco na região. A Dive reforça a orientação para que a partir de segunda-feira as pessoas deixem seus animais em local fechado e cercado até a chegada das equipes para facilitar o trabalho de vacinação em cães e gatos.

Confira a matéria na íntegra:

Foto: Divulgação / Dive

Por Joelson Cardoso

Compartilhe com seus amigos!